domingo, 23 de janeiro de 2011

O que é ser santo?

Há um século atrás pensava-se que ser santo era algo para alguns escolhidos, só para os religiosos e para aqueles que fugiam do mundo, para os predestinados que ja nasceram com essa missão. A Igreja nos ensina que a santidade é para todos. Isto está bem claro nas sagradas escrituras tanto no antigo como no novo testamento:

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” (I Pedro 1.15)

Mas, afinal, o que é ser santo?


Santo é aquele que tomou consciência e ficou convencido daquilo que é: filho de Deus. E com isso faz de tudo para agradar seu Pai. É aquele que experimentou o seu carinho amoroso e o reflete para todos em todos os lugares. Santo é aquele que imita o seu Senhor, o santo dos santos. Fico imaginando a felicidade de Deus quando vê uma pessoa santa. Deve pensar: "esse é meu filho amado. Puxou o Pai." Que orgulho para o Pai ao ver um filho livremente escolher decididamente o caminho que leva a plena felicidade.

Muitos pensam que para ser santo é preciso fazer coisas extraordinárias e grandiosas, vivendo 24h dentro duma Igreja, sendo isolada totalmente do mundo e, por isso, acham-se privados dessa graça. Acham que são aqueles que não pecam, perfeitinhos, que não tem nada de humano, que são quase anjos. Ser santo é fazer o ordinário "extraordinariamente bem feito" (Bento XV). É o que assume o evangelho de Cristo na sua vida.

Ser santo é ser primeiramente humano. É saber que é limitado. É aceitar a nossa verdade, a nossa condição,a nossa miséria, e entregar tudo o que somos e temos a Deus para que Ele nos faça novos com sua graça. É lutar contra as nossas más inclinações que nos privam de Deus, o todo santo. É fugir das ocasiões que levam a nossa alma para longe de Deus e se cair levantar-se imediatamente nunca desistindo dEle, pois ele é maior que tudo.

Ser santo não quer dizer ausência de pecado, pois todos somos pecadores, é lutar contra as nossas inclinações más. É buscar a Deus fugindo de tudo aquilo que nos separa dele. É converte-se na imagem de Deus. Isso foi o que Jesus pregou e meditamos no evangelho que a Igreja medita hoje: "Convertei-vos pois o reino dos céus está próximo" (Mt 4,17)

Ser santo é oferecer tudo a Deus "em toda a vossa maneira de viver". É ter na mente uma única meta: o céu. Fazer todas as vossas atividades em união com Deus. Fazer tudo bem feito segundo o nosso estado de vida. Se sou um estudante, estudar para dar glória a Deus. Se trabalho, fazer bem aquilo que é de minha responsabilidade para agradar a Deus. Se sou casado, fazer o meu conjugue a pessoa mais feliz do mundo, para assim dar alegria a Deus.

Muitos pensam que ser santo é mudar de personalidade. Muito pelo contrário, é ser do jeito que é, sempre conformando tudo ao agrado de Deus. É ter a sua identidade! Cada santo tem sua caracteristica. Suas qualidades e seus defeitos. Vivem aperfeiçoando suas qualidades e lutando para estirpar seus vícios sempre com a ajuda de Deus.

Ser santo é ser a imagem viva de Deus vivendo os seus mandamentos e levando a todos. Qual o ensinamento de Deus? Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. Ele nos chamou a participarmos do seu amor. É possivel! É vontade de Deus: Sede santos! Mas isso só se dará quando a nossa vontade estiver unida firmemente a de Deus. Para isso é preciso renunciar ao nosso egoismo e a nossa maneira errada de amar. O amor perfeito é aquele sem interesse. É amar por amar.

Temos muitos exemplos de santos, religiosos e leigos, trabalhadores e estudantes, mães de famílias e religiosas, extrovertidos e sérios, jovens e velhos, com muitos dons ou poucos, inteligentíssimos e poucos providos de inteligencia, artistas e musicos, reis e escravos,  de diversas profissões, mas com a mesma semelhança: o desejo pelo céu.

Qual o seu modo de viver? Seja qual for saiba que Deus te quer por inteiro. Aprenda a oferecer tudo a Deus, o trabalho, o estudo, o lazer, os serviços de casa, a convivencia com a família, as alegrias e dificuldades. Nada pode nos separar do amor de Deus. Assim serás santo. Busque a intimidade com Deus vivenciando os seus mandamentos no dia a dia. O santo não nasce santo. Aprendemos com o tempo a ser de Deus.

“A santidade é fazer simplesmente o que temos a fazer”.

Santo eu quero ser e você?
Deus quer vc consegue!
Siga essa idéia!
Unidos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário