"Trilhem com determinação o caminho da santidade"
Papa Bento XVI (29/01/2011)
Gostaria muito de postar ontem pois foi o dia de Dom Bosco, o santo da juventude, mas não deu. Ao olhar para esse homem vejo que desde pequeno buscou viver o que Bento XVI falou neste último sábado. Ele trilhou muito bem neste caminho de santidade. Desde pequeno ja era determinado: "Quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos, os meninos são bons, eles não têm quem cuide deles". E ele com ajuda de Deus fez um trabalho belíssimo se santificando e santificando a muitos.
A santidade tem dois pilares: a glória a Deus e a salvação das almas. Não basta ter essas intenções temos que ter boas obras. Fazer tudo com determinação para a glória de Deus e pela salvação das almas. É ter atitude! As pessoas esqueceram que esse mundo passa e até os cristãos não vivem a sua esperança que é a vida plena em Deus: o céu. Não lutam para ser santos e nem levam as pessoas para Deus.
Dom Bosco tinha um lema: "Dai-me almas". Isso tem que ecoar em nosso coração. Muitos estão se perdendo e estão se perdendo pela covardia e acomodação dos cristãos. Porque não fazemos nada para a salvação das almas. Vivemos a nossa vidinha, estudamos, trabalhamos, vamos a igreja, saimos para todos os lugares, mas não imprimimos em nosso coração o pensamento de Deus que quer os seus filhos para perto de si. Deus ja salvou a humanidade pelo sacrificio da cruz, ja nos abriu a porta do céu, mas quer contar com a nossa liberdade para aceitarmos essa salvação. E como aceitamos essa salvação? Vivendo os mandamentos de Deus, o amor. Vivendo as qualidades de Deus em nosso dia a dia. Temos que parecer com a cara do Pai. Temos que ser realmente FILHOS DE DEUS, e não filhos das trevas.
“Procureis o que é agradável ao Senhor e não participeis nas obras estéreis das trevas, pelo contrário, condenai-as abertamente."
(Ef.5,10-11).
Vejo tantos jovens que estão na Igreja mas nem se preocupam com que Deus pensa. Estão tão contaminados com as coisas terras que tem uma profunda dificuldade em buscar as coisas do céu. Podemos notar isso quando um jovem vai a um baile. Aparentemente não há mal algum, não é proibido se divertir. Mas fico pensando: "Como alguem que ama a Deus e ama os irmãos consegue se divertir em um ambiente em que as pessoas se afastam de Deus por tantos pecados? Como consegue se divertir vendo seus irmãos se afastando de Deus cantando músicas que nos tiram da grandiosa dignidade de FILHOS de Deus. Como um coração de Deus fica tranquilo vendo seus irmãos se afundando. "Dai-me almas"!
Outro exemplo concreto é a questão do "big brother". É inadmissível um cristão que segue a nosso Senhor veja a grande irmandade do Brasil. O mundo está pregando com uma fúria gigantesca contra a dignidade que temos. Deformando cada vez mais a figura de Deus em nós. E ainda damos audiência e ficamos empolgados com tanta medilcridade desta casa infernal. Os grandes irmãos do Brasil, aqueles filhos da terra de santa cruz, estão calados, acoitados, dormindo, acomodados, acovardados. Perdemos tanto tempo comendo essa lavagem e não fazemos uma oração e ainda temos a cara de pau de falarmos que não temos tempo ou estamos cansados.
Percebo que nós que dizemos que amamos o Senhor não fazemos quase nada para a salvação das almas. Somos pobres em oração. Somos pobres em nos formarmos na doutrina de Cristo para anunciar a verdade de Deus. Somos pobres em trabalharmos na Igreja, mas se surgir uma micareta, juntamos o que é preciso para estar lá. Para o futebol nos animamos na hora, pro filme arrumamos casa e comida rapidamente, pra praia é só fazer sol,agora pra Deus e para salvar almas não temos nenhuma atitude e nem preocupação. Isto não nos importa.
"Os maus prosperam porque os bons se calam"
Não é preciso fazer grandes coisas. Nas pequenas coisas fazemos a diferença. É na rodinha de amigos onde assumo aquilo que sou, pertença de Deus, mas temos vergonha. É no trabalho onde convivemos com pessoas de diversas personalidades e lugares. É na escola e em todos os lugares. Até aqui na internet. As pessoas tem que olhar para nós e ver de fato alguem de Deus. Alguem que se preocupe com aquilo com que Deus se preocupa. Somos chamados a cuidar das coisas de Deus.
Façamos um propósito de querer o que Deus quer e de renunciar a nossa indiferença preguiçosa e viciosa. Levantemos como cavalheiros do céu e lutemos pelo que ja é nosso libertando todos,com o amor que Deus nos dá, das paixões falsas. Dai-me almas! Façamos alguma coisa! Deus conta consoco! Comece já!
Unam-se aqueles com vigor e ardor sem esmorecer com a força do Espírito Santo para serdes santos e a pregar aquilo que o Senhor Deus ja falou: "Sede santos porque Eu sou Santo." A vida não é brincadeira. Ela passa. Quantas almas você já levou para Deus. Ninguem vai pro céu sozinho. Ninguem se santifica sozinho. Os santos são feitos não para si, mas para os outros. Se alguem tem a boa vontade de começar um trabalho para evangelizar, um retiro, uma ideia, seja la o que for, se empenhem com toda a força e com alegria.
Isso que são João Bosco passou a vida fazendo. Fez-se para salvação dos jovens e para glória de Deus na simplicidade e na ajuda dos seus irmãos de caminhada. Foi diretor espiritual de um santo (são Domingos Sávio) que um dia após a pregação de Dom Bosco falou: “Quero dizer-vos que sinto um desejo e uma necessidade de fazer-me santo. Nunca teria imaginado que alguém pode chegar a ser santo com tanta facilidade; mas agora que vi que alguém pode muito bem chegar a ser santo estando sempre alegre, quero absolutamente e tenho absoluta necessidade de ser santo”. Essa determinação que precisamos!
É um caminho. Precisamos fazer essa trilha. E uma trilha se forma passando varias vezes por cima do mesmo lugar. Busquemos com determinação essa vontade de Deus. Tenha o desejo daquele que você diz que ama.
"Dai-me almas e ficai com o resto, o que importa é juventude santa"!
"Dai-me almas"
Santo eu quero ser! E você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário